O mundo está passando por grandes transformações, em um cenário econômico marcado por vários tipos de incertezas. Durante esse período, as empresas de mídia e entretenimento estão em constante estado de evolução. Grandes avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do consumidor marcam o momento em que vivemos, os hábitos dos consumidores estão cada vez mais digitalizados, e o processo de engajamento, produção e distribuição vem se ajustando a essa realidade, com isso, é essencial buscar novas formas de se preparar e adaptar-se a essas mudanças.
De acordo com dados de um estudo divulgado pela empresa Kantar Ibope Media ( instituição líder no mercado de pesquisa de mídia na América Latina, que fornece aos clientes informações importantes para a tomada de decisões sobre todos os aspectos da medição, monitoramento e planejamento de mídia), intitulado como Media Trends & Predictions 2024, foi fundamentado em dados e insights reunidos pela empresa em mais de 80 países, onde traz a opinião de especialistas da empresa por meio de cinco tendências e previsões para o próximo ano.
Os especialistas do Kantar Ibope Media preveem que aspectos econômicos e mudanças nos hábitos de visualização dos consumidores de conteúdo digital terão impactos profundos na indústria de mídia em 2024. Com isso, será necessário que os streamings invistam cada vez mais em conhecer melhor sua audiência e os hábitos dos consumidores. Dessa forma, poderão entender quais conteúdos são os preferidos, quanto cobrar e a forma mais eficiente de direcionar suas ofertas.
Em entrevista a redação do portal, a especialista em Marketing e Planejamento de Mídia Roberta Aguiar, detalhou sobre as novas tendências de mídias que irão se tornar cada vez mais integradas em 2024 e comentou sobre os impactos dos aspectos econômicos da indústrias de mídia e entretenimento que ao longo do tempo vem passando por grandes transformações.
“A TV aberta e o Streaming ambas terão capacidades de produzir conteúdos em conjunto ou separados. A TV aberta ainda terá o maior poder de comunicação devido ao seu alcance e consolidação. Infelizmente os aspectos econômicos terão um impacto na indústria de mídia, isso porque nossos empresários na sua maioria não estão preparados para serem convencidos que a mídia é investimento e agregado ao entretenimento formam a melhor forma de atingir seu público alvo. O que eles fazem é justamente ao contrário, ao primeiro sinal de crise econômica começam a cortar seus investimentos em marketing e propaganda”, detalhou.
Ainda de acordo com Roberta Aguiar, existem dois tipos de público, um que consome conteúdo e outro que produz. E propôs para os dois grupos algumas dicas para que se busquem novas formas de se adaptar às mudanças de mídia e entretenimento que estão em constante evolução.
“Temos dois tipos de públicos: o público 1 é aquele que consome, e para esse público a proposta é que busque cada vez mais as mídias sérias que tenham idoneidade para que possam se alimentar das informações que desejam. Seja para compras ou conhecimento. O público 2, é aquele que produz para determinado consumidor, a sugestão é que procure entender cada vez mais a cabeça do seu consumidor, buscando formas e maneiras de estar mais perto dele e isso se faz através de projetos onde existem as opções de veiculação e ativação. Estou falando de projetos especiais, mas é importante que esse público saiba que não basta apenas colocar a marca numa mídia de apoio, ele precisa entender que é necessário participar do evento onde a marca deve se encontrar”, finalizou.
Para o especialista em marketing e co-fundador da empresa Rumo MKT Luiz Eduardo Leal, a rede social TikTok tem se tornado uma das tendências para 2024, a plataforma desde de sua criação vem ditando o consumo tanto do varejo quanto do atacado.
“O entretenimento sempre fez com que todo tipo de consumo financeiro das pessoas se alterasse ao longo do tempo. Nós já tivemos movimentos do punk rock, os movimentos agora mais recentes de doramas, de K-pop, e isso faz com que quem lida com o entretenimento, molde a forma consumo. Então isso aqui é um aspecto rotativo e a gente está vivendo exatamente esse momento em 2023, onde quem souber lidar com a forma de comunicação baseada na tendência atual, vai surfar uma onda positiva de conseguir vender mais para todos os públicos”, explicou.
No encerramento da entrevista, Luiz Eduardo sugeriu que as pessoas busquem se adaptar às novas mudanças que estão ocorrendo na indústria do entretenimento, como uma forma de sair da sua zona de conforto e entender o que a sociedade tem produzido e consumido utilizando a ferramenta da rede social Tik Tok.
“O que eu sempre estou falando para todo mundo, se baseia em dois aspectos, o primeiro é vá para eventos onde você não está indo, por exemplo nesse final de semana vai ter o evento Amazon Tecnogame 2023, onde vai trazer um monte de influenciador que várias pessoas acima de 25 anos não conhece ninguém, tem que furar essa bolha, então precisa ir para eventos de empreendedorismo, eventos de kpop, eventos de games, eventos de todos os tipos. O segundo aspecto é utilizar o TikTok, sim, utilizar o TikTok e entender o que as pessoas estão consumindo, o que as pessoas estão fazendo, o que as pessoas estão comprando, criando conteúdo e, principalmente, como as pessoas estão buscando soluções. Da mesma forma que eu e você buscamos hoje no Google, a gurizada mais nova está buscando no TikTok e achando que o Google é coisa de velho”, finalizou Luís Eduardo.
Por: Isabel Cristina