O governador Wilson Lima falou nesta quarta-feira (11), em coletiva à imprensa sobre a seca severa que assola o Amazonas e as ações de combate às queimadas e medidas para conter a fumaça na capital. Ele também deixou claro que precisa de ajuda daqueles que se dizem preocupados com a Amazônia.
“A gente está lutando diariamente nesse período de estiagem e aí sozinho o governo do Estado não consegue juntamente com as prefeituras. É preciso que haja o apoio do governo federal, de instituições, de ONGs, enfim, daqueles que vez por outra estão dizendo que estão preocupados com a Amazônia, então essa é a hora destes socorrerem o povo da Amazônia”, disse.
“Mais importante aqui são as raízes e não a copa das árvores. As pessoas só conhecem mundo afora a Amazônia pela copa das árvores e esquece suas verdadeiras raízes que é a população que nesse momento sofre muito com a estiagem”, completou.
Durante sua fala, ele afirmou que a estiagem e as queimadas têm causado problemas econômicos, na saúde das pessoas, e sobretudo ambiental.
“Meu secretário de Fazenda me informou que a gente vai ter um problema de arrecadação do ICMS, porque diminuiu a venda de combustíveis, vai diminuir a atividade do comércio, da indústria”, adiantou.