Na última segunda-feira, 9 de outubro, a Comissão Eleitoral Federal (CEF) anunciou sua decisão crucial relacionada às eleições do sistema Confea/Crea/Mútua. O parecer emitido pela CEF indeferiu a candidatura à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) do renomado Antônio Estanislau Sanches, amplamente conhecido como Professor Sanches.
A decisão da CEF, baseada no exame rigoroso da documentação dos candidatos, tem implicações significativas para o cenário eleitoral programado para o próximo dia 17 de novembro. O parecer da comissão esclarece que, de acordo com o extrato das decisões abrangentes relacionadas ao julgamento de recursos de registro de candidaturas, que abrange presidentes dos Creas, conselheiros federais (modalidades), diretores gerais, administrativos e financeiros das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas e Mútuas Regionais, o Professor Sanches não está habilitado a concorrer.
Antônio Estanislau Sanches é uma figura proeminente no mundo da engenharia, com um currículo que inclui seu serviço como coronel reformado no quadro de engenheiros militares do Exército Brasileiro, bem como sua atuação como engenheiro cartógrafo e civil. Além disso, ele é conhecido por seu papel como professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e por sua passagem como diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-AM).
A reviravolta na candidatura de Professor Sanches adicionou uma nova dimensão às eleições do Crea-AM e será certamente um ponto de discussão nas próximas semanas. Os eleitores agora aguardam ansiosos para ver como essa decisão impactará o resultado final das eleições e a direção futura do conselho regional. A data marcada para as eleições, em 17 de novembro, promete ser um momento de grande importância e interesse para a comunidade de engenheiros e profissionais afiliados ao Crea-AM.
Em resposta a nossa redação, e as recentes matérias veiculadas na mídia em relação ao indeferimento da candidatura do Professor Antonio Estanislau Sanches, conhecido como Professor Sanches, a assessoria alega que a inclusão do candidato no quadro de membros da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-Am) foi recebida com surpresa, dada a clara documentação que comprova a longa associação do Professor Sanches com a Mútua-Am.
Veja a nota na íntegra:
A frente “Sempre Fazendo Mais”, tomando conhecimento das notícias que circulam nas redes sociais e portais de notícias, vem, em respeito à sociedade e aos profissionais que integram o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-Am), esclarecer os fatos acerca da candidatura de Antonio Estanislau Sanches, conhecido como Professor Sanches, à presidência do Crea-Am. O Pedido de Candidatura a presidente do Crea-Am para o Triênio 2024-2026, foi DEFERIDO pela Comissão Eleitoral Regional do Amazonas – CER-Am. Foi com surpresa que, recebemos, na tarde desta terça-feira (10), a notícia do indeferimento do registro de candidatura do citado candidato pela Comissão Eleitoral Federal (CEF), sob a alegação de que este não teria, pelo menos, 03 (três) anos de inclusão no quadro de membros da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-Am). No entanto, como é de conhecimento notório e público, o Professor Sanches, integra a Mútua-Am desde 2010, sendo que esteve à frente da entidade no Triênio 2018/2020, sendo reeleito para o Triênio 2021-2023. Toda esta documentação faz parte de seu Pedido de Registro de Candidatura, consequentemente, acreditamos que tenha havido algum equívoco na observância destes comprovantes. A Assessoria Jurídica da frente “Sempre Fazendo Mais” já está adotando as medidas cabíveis para que esse mal-entendido seja solucionado. Continuaremos trabalhando para a campanha do PROF. SANCHES, SANDRO RAMALHO E MACHADÃO, pois dia 17 de novembro estaremos no pleito e seremos vencedores.