Os Estados Unidos começaram neste domingo, 8, a enviar ajuda militar para Israel e aproximar sua força naval do Mediterrâneo, após os ataques surpresa da organização palestina Hamas.
Em uma chamada com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que “haverá ajuda adicional para as forças armadas israelenses e haverá mais nos próximos dias”. De acordo com um comunicado da Casa Branca, Biden prometeu “apoio total ao governo e ao povo israelense após os ataques terríveis e sem precedentes dos terroristas do Hamas”.
O primeiro pacote de ajuda militar “começará a ser enviado hoje e chegará nos próximos dias”, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. Ele também destacou que havia ordenado ao grupo de ataque do porta-aviões USS Gerald Ford, o maior navio de guerra do mundo, que se dirigisse ao Mediterrâneo Oriental, vindo do Mar Jônico.
“A Força Aérea também aumentou a presença de suas aeronaves de combate na região”, afirmou Austin. “Os Estados Unidos mantêm suas forças prontas globalmente para fortalecer a postura de dissuasão, se necessário”, enfatizou.