O atual prefeito do município de Tonantins (localizado há 861 quilômetros de Manaus), Francisco Sales (Republicanos), é o mais rejeitado entre os candidatos à Prefeitura e pode não ser reeleito para assumir o cargo. O ex-prefeito Simeão Garcia, mais conhecido como Zebra, pode voltar ao cargo majoritário. A rejeição foi revelada por uma pesquisa eleitoral realizada no último dia 19 de julho.
Tentando a reeleição, o atual gestor possui 41,5% de potencial de rejeição. Zebra, seu oponente, aparece apenas com 5% de acordo com a pesquisa. Além deles, a vice-prefeita de Sales, Suelen Lofiego (PSC) é a segunda colocada com maior rejeição com 30,5% e o candidato Curica aparece na sequência com 11,1%.
Na pesquisa espontânea, 71% da população respondeu que não sabe em quem escolher para ocupar a vaga na Prefeitura Municipal.
Quando foram apresentados os nomes ao novo pleito, os eleitores escolheram em maioria o ex-prefeito Zebra, que comandou Tonantins no período de 2013 a 2016, com 32,8% de intenções. O segundo lugar ficou com Sales (19%) e a terceira e quarta posições ficaram para o ex-prefeito Curica (6,5%) e a atual vice-prefeita Suelen (3%).