A escola municipal Jorge Resende Sobrinho, no bairro Tancredo Neves, zona Leste, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 31/8, o projeto “Pense Antes”, que visa trabalhar, por meio da literatura, a prevenção ao uso de drogas. Essa ação, da Prefeitura de Manaus, está ligada ao programa “Escola Sem Drogas”, e envolve pelo menos 86 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A iniciativa é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), com apoio das Divisões Distritais Zonais (DDZs). Todas as atividades, realizadas durante o mês de agosto, reuniram estudantes do 6º ao 8º ano, que utilizaram o livro paradidático “Entre Sol e Chuva”.
O projeto segue uma metodologia baseada na informação, por meio da prevenção, com atendimento educacional, além de assistência social e psicológica voltada aos estudantes.
Hoje, a atividade contou com a participação de mais de 100 alunos do 6º ano. De acordo com a pedagoga da unidade, Naira Nunes, essa iniciativa é importante para motivar os alunos a lerem mais, tendo em vista que hoje em dia essa prática diminuiu por conta do uso excessivo do aparelho celular.
“Estamos vivendo na era da internet, em que os nossos alunos se prendem muito a tecnologia do celular, e isso acaba influenciando na capacidade que nossas crianças têm para interpretar textos, de leitura, por isso, é interessante a escola criar meios e estratégias para motivar e incentivar o hábito da leitura, como esse projeto faz. Por isso, nós aqui da escola Jorge Rezende, achamos tão importante esse projeto”, disse Naira.
O estudante Ariel Cardoso, do 6º ano, leu o livro e gostou da superação de pessoas contada na obra . Ele ressaltou ainda que o livro o estimulou pelo gosto da leitura. “Adorei ler essa história , porque mostrou a luta dos personagens, das pessoas. E o livro foi muito importante na minha vida, porque me motivou a ler mais”, mencionou o aluno.
O livro
A publicação é um romance no formato estudantil, com histórias baseadas em fatos reais, sendo a principal delas, a história do próprio autor, Felipe Mafra, que proporciona aos alunos uma identificação com as próprias histórias, propondo ao leitor, o estabelecimento de uma base psíquica e emocional para identificar o papel e ajustar decisões no convívio social.
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Texto – Emerson Santos / Semed