O aplicativo Tinder, um dos mais famosos apps de encontro do mundo, anunciou que está tomando medidas para evitar a prática de marketing dentro dos seus domínios.
De acordo com comunicados emitidos pelo aplicativo, foram identificados alguns usuários que estavam, basicamente, usando os seus perfis no Tinder para “ganhar dinheiro”.
Ao que parece, essas pessoas estavam usando a aba de informações sobre redes sociais para divulgar links de produtos ou serviços vendidos por eles.
Para barrar esse tipo de atividade, o aplicativo removeu abas para inclusão de dados das redes sociais dos usuários e desabilitou a inclusão de links de saída dentro do app.
Em um trecho do seu comunicado, o Tinder explica o que não pode ser feito em sua plataforma. “Anunciar, promover alças ou links sociais para conquistar seguidores, vender coisas, arrecadar fundos ou fazer campanha”, informou o trecho.
As mudanças vêm na esteira de uma série de atualizações nas políticas do aplicativo de encontros, que foram postas em prática para, segundo o próprio Tinder, “reforçar a autenticidade, o respeito e a inclusão” em seus domínios.
Além da proibição de se fazer marketing dentro do app, também é proibido compartilhar ou publicar mensagens privadas trocadas nos chats do aplicativo.
Atualmente, a maioria dos usuários do Tinder são jovens entre 18 e 25 anos, segundo o próprio app. Ehren Schlue, vice-presidente sênior de estratégia para membros da empresa, explica que medidas como as tomadas recentemente servem para ajudar a “educar” essa juventude em ações praticadas dentro da plataforma.
“São para orientar os mais jovens [as medidas] ao iniciar sua jornada de namoro. O Tinder está usando essa atualização de política para lembrar e educar os membros sobre hábitos de namoro saudáveis — on-line e na vida real”, informa.
Apesar do anúncio, o Tinder ainda não explicou como vai excluir as abas de redes sociais do aplicativo. Por hora, o app recomenda que usuários que vejam outros infringindo as regras de boa convivência na plataforma façam um reporte à Central de Atendimento o mais rápido possível.
Com o anúncio, alguns usuários passaram a questionar o Tinder sobre como será possível confirmar a identidade de um usuário sem que haja a possibilidade de visitar outras redes sociais da pessoa. Até o fechamento desta matéria o aplicativo não havia emitido nenhuma nota a respeito dessa questão.