Foto: Carolina Diniz/Rede Amazônica

Moradores do bairro Campos Sales, na Zona Oeste de Manaus, estão reclamando de uma cratera aberta na Rua Aifa. A erosão avança na via e já deixa o trecho intrafegável.

Segundo moradores, a situação se arrasta por meses e a erosão aumenta cada vez mais, gerando transtornos e perigos.

A cratera fica ao lado de um igarapé, e com as fortes chuvas, vem aumentando de tamanho. Parte da via está intrafegável para carros e veículos maiores, permitindo apenas a passagem de pedestres, ciclistas e motociclistas pelo local.

Foto: Carolina Diniz/Rede Amazônica

Com a erosão, duas casas estão sob risco no local. O buraco dificulta o acesso dos moradores da residência e causa insegurança. “Uma mulher [que mora em uma das casas próximas ao buraco] teve bebê há sete dias. Esse buraco é um risco para ela”, disse o servente de pedreiro Elioenai Lima de Souza.

Foto: Carolina Diniz/Rede Amazônica

Uma tubulação passa por baixo da rua, no local onde o buraco se abriu. Para conseguir acesso a água, os moradores colocam canos improvisados dentro da tubulação maior.

O medo dos moradores é que a cratera aumente cada vez mais. Eles pedem soluções do poder público. “Nada foi feito, ninguém veio aqui nem fez nada. Só queremos que venham olhar a nossa situação. O nosso medo é não conseguir mais passar por aqui”, disse Elioenai.

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que o Distrito de Obras da área realizou a visita técnica e o levantamento de materiais necessários para a recuperação da Rua Aifa. Segundo a secretaria, a via consta no cronograma para receber os serviços de recuperação da rede de drenagem profunda.

*Com colaboração de Carolina Diniz, da Rede Amazônica