Nesta terça-feira, 11 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. A doença acaba por ser muito mais frequente nos homens.
Os principais sintomas da doença de Parkinson incluem:
Tremores nas mãos, cabeça e pernas.
Rigidez muscular.
Lentidão nos movimentos.
Problemas de equilíbrio e quedas.
Prisão de ventre.
Depressão e alterações de humor.
Pele seca.
Dificuldade para dormir.
De acordo com o site Healthline, outros sinais a serem observados são:
Rigidez nos músculos.
Lentidão dos movimentos.
Problemas de equilíbrio e quedas.
A taxa de progressão da doença pode variar de pessoa para pessoa e pode afetar os dois lados do corpo. Entre alguns dos sintomas menos conhecidos estão a prisão de ventre, a depressão e a alteração de humor, a pele seca e a dificuldade em dormir.
A doença de Parkinson é uma doença neurológica frequente, que resulta da diminuição de uma substância no cérebro chamada dopamina e que se caracteriza por causar lentidão dos movimentos, como explicou o neurologista Joaquim Ferreira ao Lifestyle ao Minuto. Ainda segundo a rede de saúde CUF, não existe ainda um tratamento para a Parkinson, apenas fármacos e opções terapêuticas que podem ajudar nos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.