A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta segunda-feira, 10/4, uma reunião para a avaliação dos resultados obtidos com a implementação e uso em larga escala do software Gesuas nos equipamentos socioassistenciais da capital. A ferramenta vem sendo usada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) de Manaus desde o mês de março.
Os dados levantados e o impacto do Gesuas na assistência social manauara foram avaliados e debatidos na sede da administrativa da concessionária Águas de Manaus, na zona Centro-Sul da cidade.
“É uma ferramenta que deverá ser um divisor de águas na política de assistência social do município de Manaus, por isso estamos agora incentivando nossos técnicos a adotar cada vez mais o uso desta tecnologia”, afirmou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.
“É uma novidade importantíssima para nossas políticas públicas, para a prefeitura como um todo e, principalmente, para os nossos usuários, à medida que há uma nova dinâmica de atendimento e resposta aos nossos principais obstáculos”, completou o gestor.
Com mais de cem servidores da assistência social, entre técnicos e coordenadores presentes na reunião, foram discutidas, além dos dados coletados e organizados pela ferramenta, desde a sua implementação até suas principais funcionalidades.
Com o intuito de compilar em um único espaço virtual, uma série de informações vitais para o processo de desenvolvimento de políticas socioassistenciais, o Gesuas, em resumo, é uma versão on-line do prontuário já utilizado pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), o que garante uma padronização do registro e rápido acesso aos dados inseridos no sistema, além da integração entre diferentes equipamentos.
De acordo com a diretora de Área de Gestão do Suas, Lorena Barreto, o Gesuas também se mostrou essencial para a qualificação da vigilância socioassistencial na cidade de Manaus, pioneira no estado Amazonas, na implementação do sistema e que graças a tecnologia deve conseguir ter acesso a indicadores ainda mais específicos e adequados às necessidades da população em um futuro próximo.
“A partir desse instrumento, fortalecemos o monitoramento e avaliação de nossas unidades, além de visualizar em primeira mão a situação da nossa oferta de serviços de acordo com a realidade dos nossos usuários, o que garante um retorno, um feedback valioso para toda a secretaria”, concluiu.
Para Iago Oliveira, analista de sucesso dos clientes da govtech, a principal vantagem do software para as equipes de atendimento socioassistencial da capital amazonense é sua praticidade, o que deve colaborar para a dinamização no fluxo de dados atual.
“Hoje, com o Gesuas, as equipes de gestão, ao invés de perder um mês reunindo papelada e gerindo documentos para apenas no mês seguinte conseguir fazer um relatório, já têm tudo reunido e organizado dentro da ferramenta, devendo apenas fazer uma melhor leitura desses dados e assim economizando um tempo considerável”, explicou.
Uma das servidoras presentes na reunião, a coordenadora do Cras Crespo, equipamento localizado na zona Sul de Manaus, Ingrid Mendonça, aprovou a ferramenta e detalhou sua experiência com a novidade.
“A princípio, por ser uma novidade para todos, foi um pouco mais trabalhoso de se adaptar aos recursos, mas no fim valeu muito a pena. Com o sistema, conseguimos ter, por exemplo, uma síntese melhor das informações geradas pelas equipes, a produtividade, o que está sendo feito e o perfil das famílias que atendemos, o que é muito compensatório”, finalizou a coordenadora.
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc