Como uma das ações do Programa ‘Educa+Manaus’, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aplicou nesta sexta-feira, 10/3, o primeiro simulado para 40 mil estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, de 336 unidades de ensino.
Os simulados têm como objetivo verificar as lacunas na aprendizagem e os avanços dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A partir desses resultados, serão elaboradas as estratégias para o trabalho com estudantes nos índices que apresentarem mais necessidade de desenvolvimento.
“Vamos fazer de 15 em 15 dias para ver o nível das nossas crianças, damos um diagnóstico, depois trabalharemos em cima desse resultado. Em 15 dias, nós aplicamos de novo para ajudar os estudantes a crescer. Esse é o ‘Educa+Manaus'”, explicou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.
A estudante Clara Litaiff, do 5º ano da Escola Municipal Nova Vida, no bairro Mauazinho, zona Leste, considerou a prova tranquila e, por causa da preparação, acha que conseguiu um bom resultado.
“Eu não estava muito nervosa, achei a prova boa e me saí bem. Eu aprendi matemática e português e agora estou no sexto tempo com uma nova professora”, completou Clara.
Para a professora do 5º ano Maria Lopes, da mesma escola, esses simulados, assim como todo trabalho do Educa+, são importantes, pois possibilita aos professores a criação de estratégias em sala de aula, após a análise dos resultados de cada prova.
“A importância desse simulado é que vai verificar como foi o aprendizado durante a Sequência Didática, em quais pontos a gente pode melhorar, criar um plano de ação para os alunos com dificuldade”, finalizou a professora.
Educa+Manaus
O Educa+Manaus é oferecido para as unidades de ensino que possuem turmas de 5º e 9º ano e participam das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) este ano.
O programa iniciou no dia 6/2, com o ano letivo, e possui cinco ações estratégicas. São elas: Sequência Didática; 6º Tempo; Simulados, Formação Integrada Pró-Saeb e Acompanhamento Familiar; além da ação complementar Viradão Saeb.
— — —
Texto – Alexandre Abreu / Semed