O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), concluiu a obra de recuperação de processo erosivo na orla do município de Japurá (a 744 quilômetros da capital). Em 2021, a erosão provocou o desmoronamento de parte da principal via da cidade, a avenida Amâncio Barbosa.
Com investimento no valor de R$ 2,5 milhões, a obra contemplou a contenção do processo erosivo, a recomposição e pavimentação da pista da avenida Amâncio Barbosa, evitando a ocorrência de novos desmoronamentos nas ruas e casas situadas nas adjacências.
Serviços
Entre os serviços já concluídos regularmente, foram realizados ainda a construção de uma linha de rip-rap para reforçar a estrutura de apoio da orla, colocação de tela de aço na recomposição do pavimento rígido da avenida Amâncio Barbosa, colocação de guarda-corpo e construção de passeio público.
“A recuperação da orla de Japurá vai proporcionar mais conforto e segurança para os moradores e frequentadores do Centro da cidade, além de permitir a preservação da área, que é um dos espaços mais movimentados do município”, destacou Carlos Henrique Lima, secretário de Infraestrutura.
Japurá está situada na calha do Alto Solimões e tem uma população estimada em 9.573 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.
com informações da Agência Amazonas*