Eleito presidente da 22º Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Roberto Sabino (Podemos) tem uma extensa trajetória política em seus mais de 25 anos em cargos públicos. Em seu sexto mandato na Câmara, Roberto Sabino conversou com a equipe de jornalismo do portal Amazônia Press e compartilhou sobre a sua história e sobre o que mais almeja para a cidade de Manaus.
De início, o parlamentar explicou que iniciou na vida pública com o desejo de ajudar as pessoas e, de alguma forma, contribuir para a melhora da qualidade de vida do povo, principalmente, da população mais humilde.
“Ainda muito jovem vim do interior de Itacoatiara para Manaus em busca de estudar e trabalhar. Morando na casa de um tio cheguei a passar necessidade, mas com a graça de Deus consegui concluir os estudos e minha primeira graduação em odontologia. Sou muito grato ao povo da cidade de Manaus e do estado do Amazonas por me confiarem 6 mandatos de Vereador e um de Deputado Estadual. De alguma maneira o povo vê o nosso esforço e reconhece o trabalho que desenvolvemos em favor das comunidades da cidade de Manaus”, pontuou.
Para o parlamentar, ter a confiança da população depositada ao longo de seis mandatos é algo gratificante. Além disso, não economizou palavras ao falar sobre o que a política representa para a sua vida e pontua que a política foi a forma que encontrou de fazer mais pela população de Manaus e do Amazonas.
“Me sinto feliz e ao mesmo tempo sei da responsabilidade que tenho de representar bem as pessoas que me deram seu voto de confiança. Já estamos trabalhando muito na Câmara e nas ruas para através do nosso mandato ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. A política é a principal ferramenta para ajudar as pessoas. Seja na esfera municipal, estadual ou federal a classe política precisa conhecer os anseios da população e trabalhar para melhorar os serviços públicos prestados a sociedade. Sabemos que precisamos avançar em questões sensíveis para a sociedade como a saúde, educação, segurança e transporte público”, apontou.
Recentemente, houve a eleição da chapa do vereador Caio André (PSC) para a presidência da CMM para o biênio 2023-2024. Com 22 votos a favor, a chapa se estabeleceu como a mais bem votada desta disputa contra 19 votos do vereador Elan Alencar (PROS), que também concorreu à presidência. Para Roberto Sabino, independente de disputa política, é necessário que os vereadores se mantenham unidos em prol da população.
“Espero que a Câmara continue fazendo o seu papel de fiscalizar, ouvir a sociedade e fazer leis que beneficiem o povo. Independente de disputas políticas os Vereadores precisam estar unidos para aprovar tudo que for bom para nossa cidade. É isso que os nossos eleitores esperam de nós”, ressaltou.
Assumindo uma das mais importantes Comissões, que visa a segurança e proteção do cidadão manauara, com a experiência de quem já foi investigador de polícia, Roberto Sabino atuará junto ao Executivo Municipal para propor ações que possam melhorar a sensação de segurança dos cidadãos de Manaus.
“Sabemos que a Segurança Pública é uma responsabilidade do Estado por meio das policias militar e civil. Mas creio que a Prefeitura Municipal pode dar a sua contribuição, por exemplo, mantendo as ruas bem iluminadas com luz Led, cuidando da limpeza dos terrenos baldios e usando a guarda municipal em locais estratégicos. Essas ações irão ajudar aumentar a sensação de segurança dos cidadãos, é nessa linha que iremos agir e cobrar”, frisou.
Complementou ainda: “Como afirmei, a Comissão irá indicar ao Prefeito David e ao secretário Municipal de Segurança ações que estejam dentro das atribuições da Prefeitura para que o Município possa dar sua contribuição dentro do conjunto de ações que são necessárias para melhorar a segurança Pública na Capital e no estado. Dentro desse contexto, é preciso ressaltar e reconhecer o papel fundamental desenvolvido pelas Igrejas que realizam um trabalho social de grande importância que muito contribui na questão da segurança”.
O parlamentar dispõe de algumas ferramentas legislativas como, por exemplo, Requerimentos e Indicações que servem para cobrar e indicar melhorias no serviço público.
“Ao longo dos mandatos temos tido essa preocupação de visitar as comunidades e ouvir as pessoas traduzindo seus anseios através dessas ferramentas que o mandato parlamentar nos coloca a disposição. Sobre Projeto, sempre faço menção de uma Lei de minha autoria aprovada na Câmara Municipal que previa a isenção da taxa de estacionamento nos Shoppings Centers para os usuários que comprovassem ter gasto pelo menos 10 vezes o valor da taxa de estacionamento. A lei ainda entrou em vigor por alguns dias, mas infelizmente os Shoppings recorreram a Justiça e conseguiram derrubar a lei”, destacou.