Compras on-line reúnem as principais reclamações no Procon -AM
Nesta segunda-feira (07/02), é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura, uma iniciativa global que busca a promoção de atividades para a conscientização do uso seguro, responsável e ético das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informa que apesar da importância da data, os direitos do consumidor não estão sendo respeitados na Internet.
De acordo com dados do Procon-AM, as reclamações sobre sites de vendas subiram 10% em 2022. No ano passado, o órgão recebeu mais de 2 mil queixas. Nos primeiros meses de 2023, já foram mais de 370 reclamações sobre compras na Internet.
As principais queixas são atraso na entrega, diferença entre o produto anunciado e o recebido, dificuldade para cancelar a compra, e falta de atendimento pós-venda. O presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, orienta o consumidor a procurar os canais de atendimento do órgão para a resolução do problema.
“A recomendação é reunir toda a documentação probatória, que são as notas fiscais, os prints da tela que mostram as etapas da compra, os anúncios e a foto do produto. Com todas essas provas, o Procon notifica o estabelecimento em cinco dias para apresentar uma resposta ao consumidor. Caso a exigência não seja cumprida, o site é multado”, explica.
Fraxe ressalta que um dos principais cuidados para realização de compra on-line segura é verificar a confiabilidade do site em que o consumidor deseja comprar o produto. “Antes da compra, o consumidor precisa fazer pesquisas prévias para checar a reputação do endereço eletrônico. Faça uma coleta de depoimentos de outros consumidores. O site Reclame Aqui divulga uma lista de sites que não são confiáveis”, diz.
O consumidor também precisa ficar atento a diversos golpes que acontecem na Internet. O consumidor deve ter cuidado ao disponibilizar dados pessoais em qualquer site. “Evite redes de wi-fi públicas. Os criminosos estão atentos a estes locais e conseguem se hospedar em redes de wi-fi que ficam em shoppings e locais de lazer e coletam senhas e dados bancários. Redobre o cuidado ao clicar em mensagens e links enviados via e-mail e mensagens de textos. É importante sempre analisar se o assunto e a mensagem estão escritos corretamente, ter atenção ao nome do remetente, só abrir anexos ou links de pessoas conhecidas”, alerta.
Procure o Procon-AM
Para melhor atender a população amazonense o Procon-AM dispões de atendimento em sua sede, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na av. André Araújo, 1500 – Aleixo, ou via telefone 0800 092 1512/ 3215 4009.
Ou através do nosso site: www.procon.am.gov.br e e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br .
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM)