Com tecnologia digital, o raio-X panorâmico auxilia a equipe médica a dar o diagnóstico mais preciso em caso de acidentes ou problemas de coluna
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, de 2021 até janeiro deste ano, 1.525 exames de raio-X panorâmicos, com tecnologia digital, capazes de dar mais precisão no tratamento de pacientes que sofreram traumas. Esse equipamento, auxilia a equipe médica na tomada de decisões em relação a que tipo de procedimento deve usar no atendimento cirúrgico e dá mais agilidade ao diagnóstico.
O diretor da FHAJ, Dr Ayllon Menezes de Oliveira, explica que a unidade é a única a oferecer esse serviço pelo SUS do Amazonas e destaca a importância da aquisição do equipamento.
“Nós somos a única unidade a realizar esse tipo de exame na rede pública e esse equipamento ajuda a agilizar o atendimento dos pacientes. O Governo do Estado, através da SES, mostra o compromisso com os pacientes, que todos os dias são atendidos pelas nossas equipes. Seguimos trabalhando para ampliar nossos serviços pensado sempre no bem-estar das pessoas que precisam do nosso hospital”, disse.
O Gerente do Setor de Imagem da FHAJ, Marcos Lívio, explica quais tipos de pacientes são beneficiados com o equipamento, adquirido por meio de emenda parlamentar.
“Os exames realizados neste equipamento são fundamentais para os pacientes com suspeita de escoliose ou cifoescoliose (desvio da coluna). A grande importância dessa aquisição é poder ofertar de maneira gratuita os exames para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes dessa aquisição, os pacientes só eram atendidos na rede privada da capital amazonense.”, afirmou.
O hospital atende a uma agenda ofertada ao sistema Sisreg de 30 pacientes por dia, grande parte vindos do interior do estado.
O médico ortopedista e Chefe do Serviço de Cirurgia do Joelho da FHAJ, dr. Marcos George, afirma que o equipamento colabora tanto para o paciente quanto para os médicos.
“Ajuda a entender melhor o alinhamento dos membros inferiores e verificar as deformidades desses membros como um todo e torna o planejamento das cirurgias mais fácil e a correção das deformidades é mais precisa com benefício mútuo dos cirurgiões e pacientes”, disse.
Sobre o hospital
O Hospital Adriano Jorge que existe desde 1953, atende pacientes da rede pública de saúde com 20 especialidades médicas e cirúrgicas, que vão desde clínica geral até procedimentos complexos de cabeça e pescoço. Com 196 leitos ativos, o hospital também faz cirurgias ortopédicas, principalmente de vítimas de acidentes de trânsito.
Ao todo, a unidade realizou 5.729 cirurgias, com uma média de 30 cirurgias por dia durante o ano de 2022, número 52,3% maior que no ano anterior quando foram realizados 3.762 procedimentos cirúrgicos.
Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Hospital Adriano Jorge