O jogador Pelé morreu nesta quinta-feira, 29 de dezembro. O Rei do Futebol estava internado há cerca de um mês no Hospital Israelita Albert Einstein, para tratar um câncer no cólon.
Pelé descobriu o câncer em setembro de 2021. De lá para cá, estava tratando a doença rigorosamente. No dia 29 de novembro, deu entrada no hospital para reavaliar o tratamento de quimioterapia, à qual ele não estava respondendo mais. Ele também foi diagnosticado com uma infecção respiratória.
No início do mês, apresentou certa melhora no quadro de saúde. Entretanto, houve piora significativa no dia 21 de dezembro, quando médicos diagnosticaram disfunções renal e cardíaca.
Segundo o boletim médico, Pelé morreu às 15h17, após falência múltipla de órgãos, em decorrência da progressão do câncer.
Herdeiros do Rei do Futebol
Pelé deixou seis filhos: Flávia, Kelly, Edinho, Jennifer, Joshua e Celeste. Ele também tinha outra filha, Sandra Machado. Fruto de um relacionamento do Rei com uma de suas empregadas domésticas, foi reconhecida como filha do jogador, em 1991, após uma longa batalha judicial que envolveu até mesmo exame de DNA.
Após ter a paternidade reconhecida, Sandra passou a adotar o sobrenome em 1996. Entretanto, o jogador preferiu não ter convívio com ela, que chegou a lançar um livro sobre a situação: “A Filha que o Rei Não Quis”. O projeto foi coescrito com Walter Brunelli.
Sandra faleceu em 2006, também vítima de um câncer, e deixou dois filhos.
Quem fica com a fortuna de Pelé?
A Lei brasileira diz que a herança deve ser passada para o cônjuge viúvo e para os filhos. Se não houver dependentes, os bens ficam para os pais.
Sendo assim, caso Pelé não tenha feito um testamento, seus seis filhos vivos de herdarão parte de um patrimônio avaliado em US$ 15 milhões, conforme levantamento feito pela revista Forbes em 2014.
De acordo com a Lei, os netos de Sandra Machado também têm direito a parte da herança. A priori, o dinheiro iria para a filha, mas, como ela já é falecida, vai para seus dependentes.
Outra parte vai para a empresária e esposa do Rei do Futebol, Márcia Aoki. Ela e o atleta estavam casados desde o ano de 2016.