A fábrica de montagem da Stellantis em Belvidere, Illinois, ficará inativa no final de fevereiro de 2023, mas o Jeep Cherokee permanecerá em produção pelo menos até aquele mês.
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Uma fábrica de montagem Chrysler-FCA-Stellantis de longa data em Belvidere, Illinois, ficará inativa indefinidamente enquanto a empresa busca opções para “otimizar as operações”.
A fábrica de Belvidere é atualmente a única unidade fabril responsável pela produção do SUV Jeep Cherokee, o que põe em causa o futuro do crossover. Um representante da Jeep afirmou que o Cherokee permanecerá em produção na Belvidere Assembly até o final de fevereiro de 2023, e que os modelos produzidos agora são modelos 2023.
Em uma declaração à Reuters, o líder do UAW, Tim Ferguson, disse que os documentos internos da empresa indicam que a produção do Cherokee (ou seu substituto) será transferida para a fábrica da Stellantis em Toluca, México.
“O segmento é muito importante para nós e pretendemos permanecer comprometidos com ele a longo prazo”, disse um porta-voz da Jeep quando pressionado sobre os planos futuros para a placa de identificação do Cherokee.
A demanda pelo Cherokee caiu drasticamente nos últimos anos. Em 2019, 191.397 exemplares encontraram residências, enquanto em 2020, apenas 135.855 foram vendidos; em 2021, as vendas caíram para 89.126.
Enquanto isso, os revendedores Jeep movimentaram apenas 30.852 Cherokees nos primeiros nove meses de 2022, uma fração dos 189.727 Grand Cherokees (um modelo mais caro e provavelmente mais lucrativo) vendidos no mesmo período.
O próximo Jeep SUV compacto pode ser um VE. A Jeep detalhou planos para mudar para veículos elétricos nos últimos meses, incluindo um Avenger VE para a Europa e outros mercados globais e um Recon EV inspirado no Wrangler para a América do Norte. O tempo dirá, mas a placa de identificação icônica, embora problemática, pode se encontrar estampada na porta traseira de um off-roader elétrico.
O fechamento da fábrica afetará os quase 1.300 funcionários, muitos dos quais são membros do sindicato UAW, quando a instalação estiver ociosa em 28 de fevereiro de 2023. De acordo com o relatório da AN, as demissões são prováveis, embora a realocação para outras fábricas possa ser uma possibilidade para parte da força de trabalho da fábrica.