Em alusão ao Dia do Diretor Escolar, que será comemorado no sábado, 12/11, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), prestou uma homenagem aos 69 diretores das unidades de ensino, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, nesta quinta-feira, 10/11. O evento foi realizado no auditório da sede da divisão, no bairro Zumbi, zona Leste.
Na programação, os gestores tiveram café da manhã, apresentação musical, homenagem dos pedagogos, vídeo de homenagem dos alunos, entrega de certificados, medalhas e lembrança para os educadores das escolas da divisão.
De acordo com a chefe da DDZ Leste 2, Socorro Duarte, a divisão já realiza o evento há nove anos, mas sempre a cada comemoração a emoção e os carinhos são renovados, mas principalmente representa o reconhecimento como um todo.
“Eu defino esse momento como gratidão pelo trabalho que o diretor escolar realiza em cada unidade de ensino. Em nome do nosso prefeito David Almeida, da nossa secretária Dulce Almeida e de todos os líderes da Semed, nós queremos transmitir o carinho que cada um de nós tem pelo trabalho daquele que é o maestro em suas escolas. Nós somos a divisão com o maior número de alunos, com mais de 45 mil sob a nossa responsabilidade”, completou.
Com um total de 937 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o gestor Washington Rocha, da escola municipal José Garcia Rodrigues, na comunidade Santa Inês, bairro Jorge Teixeira, afirmou que é sempre bom ter o reconhecimento pelo trabalho realizado na escola.
“Isso representa para nós uma grande manifestação de carinho, apreço e de consideração ao nosso trabalho. Com certeza, traz um pouco mais de ânimo e a gente aproveita para se confraternizar também com os colegas, com um abraço, e isso é muito importante para nós, que precisamos revigorar nossas baterias para enfrentar o nosso dia a dia”, salientou.
Há 23 anos na função de gestora, Benedita Monteiro Braga está há pouco tempo na escola municipal São Sebastião, bairro Puraquequara, e ficou feliz com a homenagem. Para a educadora, o trabalho com os 419 alunos da educação infantil, do 1º ao 9º ano e da EJA, é importante, por isso, o diretor em si é fundamental nesse processo.
“Nós trabalhamos com pessoas, com famílias, com a comunidade. Nós transformamos nossos alunos para esse mundo lá fora. Somos a luz, o exemplo, enfim, o gestor precisa ter discernimento, postura, acima de tudo precisa amar sua profissão. Ele não tem só que gostar, mas amar. Quando os problemas chegam, temos que resolver buscando sempre o melhor”, completou.
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed