A jornalista Pietra Bertolazzi passou por um momento de constrangimento durante o programa Linha de Frente, da Jovem Pan, dessa segunda-feira (29/8). Ela foi corrigida ao vivo após afirmar que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mentiu ao dizer no Jornal Nacional que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil.
Após a afirmação de Bertolazzi, uma extensa discussão tomou conta da bancada do Linha de Frente. Leonardo Grandini disse que a informação é verdadeira, e iniciou uma discussão acalorada com a colega de programa.
Veja o vídeo:
Pietra não aceitou a invertida do colega: “Não tem como mensurar isso, é MST. Não é uma empresa privada. Qual é a escala, quem faz essa conta? Segundo quem, Leonardo?”. Leonardo, por sua vez, diz que a informação está no Google. “Afinal, se está no Google, é verdade?”, volta a questionar a jornalista.
Após um longo bate-boca, Carla Cecato encontra a informação no Google. “Infelizmente, ele está correto”, diz ela, apesar de questionar a fonte da informação:
“Aqui está dizendo assim, ó: de acordo com o Instituto Riograndense do Arroz. Tem que ver que instituto é esse. Mas eu tenho que pesquisar mais, ao contrário das pessoas em geral, que acham que uma resposta só no Instagram ou na internet responde as coisas. Não é assim. Tem que falar com o Ministério da Agricultura… eu não tenho o telefone aqui.”
O Instituto Riograndense de Arroz (Irga) reconheceu a colheita orgânica de arroz do MST como maior produção do produto na América Latina. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) registrou que a safra total de 2020 e 2021 de arroz é estimada em 11,1 milhões de toneladas, considerando que o órgão do governo não diferencia o arroz convencional.
O MST estima a sua colheita orgânica da safra de mesmo período em 12,4 mil toneladas.
Fonte: Metrópoles