Com o tema “Gentileza gera gentileza”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 26/8, o “Scratch Day 2022″, na escola municipal Firme na Fé, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. O evento conta com a plataforma de reforço escolar Super Ensino, que tem uma parceria com a Semed desde 2019.
A programação contou com salas temáticas, como teatro de sombras, vídeos e jogos, “Scratch Day Júnior”, “Scratch Day 3.0″, criação e contação de histórias, desafio da tabuada, atividades desplugadas, brincadeiras antigas, oficina maker, procurumim (utilização do kit de robótica) e cultura maker Soprobô.
A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste tem um total de 32 unidades de ensino que trabalham com o “Scratch Day“, beneficiando aproximadamente 7 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, em seus Centros de Tecnologia Educacional (CTEs). Para a coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano, Silvia Andrade, o trabalho é grande no suporte aos educadores.
“Os coordenadores fazem todo esse trabalho com as nossas crianças de programação e temos a plataforma da Super Ensino, que juntamente com o Scratch, ajuda a melhorar o ensino de nossos estudantes, e possibilita a eles acesso nesse mundo digital, no qual estão inseridos. O ‘Scratch Day’ traz lógica, programação, matemática e língua portuguesa para os nossos estudantes”, finalizou.
A aluna do 5º ano matutino da escola municipal Firme na Fé, Fernanda Aquino de Almeida, 10, já trabalha com a ferramenta desde quando entrou na escola. Para ela, essa tecnologia tem ajudado muito no seu aprendizado em sala de aula.
“Eu aprendi muita coisa. O ‘Scratch Day‘ é muito bom, porque é uma experiência muito legal e a gente ainda aprende bastante. A minha irmã também vai começar a estudar na escola e vai aprender muito, igual a mim. O Scratch tem me ajudado muito na matemática, a partir dos jogos, assim como em português também”, contou.
‘Scratch Day’
O “Scratch Day“é uma linguagem de programação criada pelo Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), como forma de auxiliar jovens e crianças na matemática e na lógica, sem que elas tenham tido nenhum envolvimento técnico com linguagem de programação. Pode-se dizer que o Scratch é uma evolução direta do Logo, uma linguagem de programação também criada pelo Media Lab, anteriormente, com o mesmo intuito.
— — —
Texto – Paulo Rogério/ Semed