Ocupando o primeiro lugar no ranking de aprovação dos prefeitos mais bem avaliado, a gestão do prefeito de Manaus, David Almeida, tem porcentagem de ótima por 11,8% e boa por 28,8% dos entrevistados pelo instituto Pontual Pesquisas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1°). Outros 41,2% das pessoas consultadas avaliaram a administração municipal como regular, e 16,3% como ruim ou péssima.
No novo levantamento, David Almeida recebeu destaque dos entrevistados que consideraram a atuação como ótimo/bom, que atinge 42,7%. E os que apontam como regular ficou em 39,3%. O índice de satisfação da população com o chefe do Executivo municipal leva em consideração as principais áreas da gestão (transporte, saúde, educação, infraestrutura), entre outros, somando 82% de aprovação popular.
Para o prefeito, o levantamento é reflexo do investimento da prefeitura na melhoria da qualidade de vida dos manauaras, como a reformulação em uma das principais áreas: a Saúde, prioridade zero da gestão após as dificuldades enfrentadas com a pandemia de Covid-19 no início de 2021. A Pontual também pediu para que os entrevistados atribuíssem uma nota à gestão de David Almeida, com opções de 0 a 10. A média das notas ficou em 6,1%. A nota 8 foi a mais citada, com 18,8%.
Ocupando o segundo lugar na avaliação popular, esta o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgilio Neto, segundo a pesquisa feita em 2020, ainda quando era prefeito de Manaus, os números mostraram que seu mandato foi regular conforme populares alcançando 67% dos da aprovação popular. Um dos pontos destacados para essa avaliação foi a inauguração na época do Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus, ponto de partida para o polo digital de Manaus e a inserção da cidade na economia 4.0. O casarão é o primeiro centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da região Norte, já em pleno funcionamento.
No terceiro lugar do ranking, aparece Amazonino Mendes (Podemos), mesmo com a sua vasta história na política teve um dos piores índices de aprovação popular, quando foi prefeito de Manaus. Uma pesquisa feita em 2012 pela ACTION, mostra a insatisfação dos eleitores com a sua gestão alcançando apenas 54% de aprovação popular. Mendes chegou a lamentar essa avaliação em 2012 e tentou explicar o motivo das 1000 creches prometidas que nunca foram construídas quando foi chefe do executivo municipal.
“Interpretaram de forma errada, de propósito. As 1.000 creches que falei eram as mães sociais, eu não era louco, nem o Brasil faz tantas, eu falei isso nos palanques”, disse, afirmando ainda que está construindo 5 creches até o fim da gestão.
Além da classificação em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, o levantamento questionou ainda diretamente se os entrevistados aprovavam ou não a administração dos governantes. O nível de confiança utilizado é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento, considerando a margem de erro.