A disputa pela vaga no Senado Federal no Amazonas, segundo o especialista em pesquisa eleitoral, Afrânio Soares, vai ser uma das mais emocionantes disputas eleitorais. A briga pela vaga em Brasília ficará entre o atual senador Omar Aziz( PSD) e Arthur Neto (PSDB).
O Coronel Alfredo Menezes (PL), que está com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), concorre por fora. Outros três pré-candidatos também estão na disputa eleitoral, mas não emplacaram na disputa.
Os três mais importantes nessa disputa são o senador Omar Aziz, que está disputando sua reeleição, e o ex- senador Arthur Neto, que vem forte nessa disputa, e o Coronel Alfredo Menezes, na representação do bloco dos eleitores do presidente Bolsonaro.
A disputa pelo Senado conta com Luiz Castro (PDT) e Chico Preto (Avante). Segundo Afrânio, Castro vem se destacando nessa disputa devido à última eleição, onde obteve o terceiro lugar, quase o lugar do senador Eduardo Braga (MDB).
Segundo o especialista, é provável que Chico Preto fique de fora da disputa pelo Senado a pedido do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
O especialista afirmou que o MDB ficará de fora das eleições para o senado após a saída do deputado estadual Fausto Júnior (UB). Segundo Afrânio, o Coronel Menezes aparece na corrida em Manaus, e o desempenho do político no interior não está com tanto impacto. Ou seja, a briga pela disputa do Senado, pode ficar apenas entre Omar Aziz e o Arthur Neto.