Um asteroide de 2 toneladas de massa e com energia equivalente a 95 toneladas de dinamite entrou na atmosfera terrestre no último domingo (3) e explodiu no céu do Amazonas, precisamente no município de Tefé, no interior do Amazonas. As informações são da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).
Segundo a Bramon, a explosão foi detectada por uma rede de sensores da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos (EUA), apontando que o asteroide atingiu a atmosfera do planeta Terra a uma velocidade de 71 mil quilômetros por hora.
As informações da NASA detectaram que o asteroide media cerca de 1 metro, pesava 2 toneladas de massa, e carregava uma energia equivalente a 95 toneladas de dinamite.
Apesar de ser um evento bastante energético, impactos desta magnitude não representam risco algum para a população em solo. Graças à nossa atmosfera, asteroides deste tamanho são, em grande parte, vaporizados bem acima do solo. Os fragmentos que eventualmente resistem à passagem atmosférica, chegam ao solo inofensivos, com tamanho e velocidade bem reduzidas.