O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) apresentou antecipadamente durante o “1° Alerta de Cheias do Amazonas de 2022”, informações hidroclimatológicas para os órgãos competentes tenham a oportunidade de tomar medidas de contenção de danos à população. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (31), com transmissão via Youtube, no canal da TV CRPM.
Com o Rio Negro atingindo atualmente a cota de 27,16 metros na manhã desta terça-feira, a previsão de aumento nas próximas semanas gera o alerta. Segundo a pesquisadora responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas, Luna Gripp, reforçou a proeminência do trabalho desempenhado pelo SGB-CPRM e das outras entidades competentes. “Estamos todos reunidos para difundir conhecimento hidrogeológico com a mesma missão: proteger a população”, lembrou.
De acordo com o primeiro alerta de cheia divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a previsão deste ano para a cheia é de 29,40 metros, abaixo do nível alcançado em 2021 e considerada a maior cheia da história do Amazonas atingindo 30,02 metros. Por fim, a especialista avaliou o trabalho realizado pelo SGB-CPRM, cujas previsões de possíveis eventos hidrológicos extremos beneficiam cerca de 7 milhões de habitantes. “A população beneficiada acaba sendo maior, pois o SGB ‘traduz’ as informações técnicas à comunidade, além de disponibilizar todo o conteúdo no site e nas redes sociais, portanto, o alcance é maior do que se consegue contabilizar”, concluiu.