Deputada Joana Darc adentrou no cenário político para fazer a diferença no Amazonas
O Dia Internacional da Mulher é celebrado dia 8 de março. Onde foi instituída pela ONU- Organização das Nações Unidas, somente em 1975. Data no qual remete à reivindicação por igualdade salarial, mas atualmente, simboliza a luta das mulheres contra o machismo, violência e direitos.
No Amazonas destacamos a Deputada Joana Darc que adentra nesse cenário para fazer a diferença, e levantar causas importantíssimas para o estado. No qual defende não somente os direitos femininos como também, a causa animal. Joana Darc nasceu em 03/08/1989, em Manaus/AM, casada, bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no ano de 2013, atualmente acadêmica do Curso de Medicina Veterinária no Centro Universitário Fametro.
Atuação na Política
Em agosto de 2017, fez a indicação da criação e construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Norte do Brasil junto ao poder Executivo, onde cobrou durante 12 meses um posicionamento a respeito, porém a Prefeitura Municipal nunca atendeu suas indicações, e o projeto não saiu do papel.
Autora de dois projetos de lei importantes para sociedade do Amazonas, como por exemplo o projeto de lei 231/2017 “Cão Comunitário”, que prevê o bem estar e a proteção do animal que vive em situação de rua. Além do projeto Plano de Parto individual, Plano, que tem como objetivo providenciar assistência para gestantes, antes, durante e depois do parto, com a garantia e decisão respeitada na hora do nascimento da criança a fim de combater a violência obstétrica.
Fundação da ONG PATA
Em outubro de 2011, a deputada fundou uma das primeiras organizações de proteção animal da capital Amazonense, a ONG Proteção, Adoção e Tratamento Animal- PATA MANAUS, na qual conta com mais de 50 voluntários ativos.
A ONG tem o objetivo principal lutar por mais políticas públicas e assistência para os animais, além de promover a conscientização das pessoas para o cuidado e a proteção.
Premiação
Em agosto de 2021, a Deputada Joana Darc, recebeu um certificado em reconhecimento a sua contribuição como uma das maiores doadoras de leite materno no banco de leite Fesinha Anzoatghi, da maternidade Balbina Mestrinho, localizada na zona Sul de Manaus.
As doações da parlamentar beneficiaram mais de 200 bebês atendidos pela UTI neonatal da maternidade.