As mulheres sempre encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou ter voz ativa nas tomadas de decisões políticas. No Brasil cerca de 52% da população são de mulheres, no parlamento somente 10% de cargos eleitos são ocupados por mulheres, segundo o site Não se cale. Se voltarmos no tempo podemos observar claramente que as mulheres não tinham voz, participação e vontade própria, quando o assunto era seus direitos. Por décadas as mulheres foram silenciadas e exploradas, afinal, apenas homens tinham regalias, liberdades e privilégios.
Como podemos observar na última eleição para vereadores na Câmara Municipal de Manaus onde a bancada de parlamentares é composta por 37 homens e 4 mulheres. Entre essas 4 mulheres está a vereadora Thaysa Lippy, filiada ao Partido Progressista, que em seu primeiro ano de mandato foram apresentados mais de 400 proposituras, entre projetos de lei, indicações, requerimentos, ofícios e outros.
Thaysa Lippy nasceu em 29 de setembro de 1992, em Manaus/AM, empresária, advogada OAB – AM 12120, casada. “Nasceu em berço político”, atuante por ser filha do deputado estadual Felipe Souza e neta do Luizinho Souza, ex-vereador de Manaus. Nos últimos três anos sua convicção e o amor pela política contribuíram para a realização de uma atividade gratuita e solidária, voltada ao Direito da Família. Totalmente engajada nas causas das mulheres para que todas tenham seu espaço e sejam ouvidas.
“Infelizmente, o modelo de sociedade patriarcal estabeleceu que os homens cuidariam da vida pública e as mulheres da vida doméstica, e isso trouxe muitos atrasos no processo da democracia e participação das mulheres. Ainda é muito baixa a nossa representação nos espaços de poder, e as mulheres pouco se interessam também pela política”, explica.
Vida Política
Em seu tempo ativo na câmara destacou em seus primeiros dias do mandato eletivo voltadas a área da saúde para combater a covid-19 ou minimizar os impactos causados pela pandemia no município. Entre as votações para beneficio dos cidadãos votou a favor da guarda municipal armada, o auxílio manauara, da lei de horário especial para PCD’s, dos reajustes de servidores municipais. Figura bastante ativa em suas atividades, está sempre buscando melhorias e novos projetos para melhorar a vida do cidadão manauara.
Criadora da “Revista da Mulher: meus direitos, minhas regras por Thaysa Lippy”, a vereadora enfatiza como a violência domestica e familiar teve aumento durante o surto do novo coronavírus e faz um alerta para conscientizar mulheres que sofrem algum tipo de violência. Composta pelas leis especificas para cada tipo de situação, canais para denúncias de violência contra a mulher. A cartilha traz informações sobre as formas de violência de gênero física, moral e patrimonial, o ciclo de violência doméstica, além de informações sobre onde e como buscar ajuda.Em seu mandato vem destacando a importância das políticas publicas voltadas para as mulheres e defende que as mulheres precisam ter a iniciativa de querer participar da politica ativamente.
E hoje a data é um marco para que os direitos das mulheres sejam lembrados e discutidos por toda a sociedade. A luta das mulheres para que seus direitos sejam respeitados ainda continua.