Caroline Braz será a terceira mulher a disputar a chefia do executivo em um histórico de quatro décadas
Comemorado dia 08 de Março dia Internacional da mulher, esta data que é celebrada no Brasil e no mundo foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, simbolizando a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente essa data remetia a luta pela igualdade salarial, mas, atualmente, ela simboliza a luta das mulheres, não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
E não poderíamos deixar de falar de uma mulher de garra que não foge à luta, a amazonense Carol Braz , 41 anos, nasceu no bairro Raiz, zona Sul de Manaus, e vem de uma família cristã que, embora seja de origem humilde, soube investir nos estudos para vê-la conquistar seus espaços na vida pública.
Carreira
Caroline Braz, é defensora pública, formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui especialização em Direito Processual Civil, foi aprovada em diversos concursos distintos entre eles, Procuradoria Geral do Estado do Amazonas, Juíza do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Roraima, foi uma das juízas mais jovens nomeadas em Roraima, onde instaurou o Juizado da Violência Doméstica contra Mulheres. Como defensora pública coordenou o ônibus da Defensoria Itinerante, levando serviços gratuitamente aos bairros de Manaus e cidades adjacentes.
Mulher com espírito de luta, com mais de 20 anos de vida pública, trabalha pelas pessoas em situações vulneráveis, mostrando sua competência, força e sensibilidade em sua atuação na gestão pública. A servidora também se encontra em linha de frente com audiências públicas para buscar alternativas em prol da saúde da mulher com Câncer de Mama e colo-de-útero.
Como secretária titular da Sejusc, ela articulou junto ao Governo Federal a vinda da Operação Acolhida e da Casa da Mulher Brasileira. Foi a colocutora para o aumento de uma para três Delegacias da Mulher em Manaus e, pela primeira vez na história, levou para o interior a rede de proteção de mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência. Nos 17 meses à frente da Sejusc, demonstrou que mesmo sem recursos financeiros, é possível desenvolver um excelente trabalho com força de vontade, dedicação e principalmente vontade de cuidar das pessoas.
Política
Em entrevista exclusiva ao Portal Amazônia Press, Carol Braz relata um pouco sobre sua carreira e trajetória de vida, que é exemplo de perseverança e garra. A servidora ressaltou a importância do Dia Internacional da Mulher.
“Chegou a hora de termos um dia das mulheres para mostrar a força da mulher, a gente gosta muito de ganhar flores, ganhar chocolates, mas a gente também quer ter o nosso espaço nos locais onde são tomadas as decisões, então chegou a hora desse dia da mulher ser o dia para mostrar que podemos estar em todos os lugares”, ressaltou.
Ao ser questionada sobre sua representatividade feminina no Amazonas, Carol Braz enfatiza que sente uma responsabilidade muito grande.
“Hoje nós não temos tantas mulheres na política, então precisamos ter mais mulheres como deputadas federais, deputadas estaduais, como governadora, prefeitas para que as outras mulheres comecem a perceber que podem estar em todos os lugares. Um dado importante aqui pro nosso Amazonas, é que 38% das famílias são chefiadas por mulheres sozinhas, esse é um dado muito alto, ou seja, essa mulher consegue sustentar os seus filhos, educar, cuidar e organizar seus lares. Então por que não administrar o Estado? Que esse dia da mulher seja o dia para mostrar que ela pode sonhar que ela pode realizar, e que ela pode estar onde ela quiser”, finaliza.
Com o seu nome confirmado para a disputa ao Governo do estado, a Dra. Caroline Braz será a terceira mulher a disputar a chefia do executivo em um histórico de quatro décadas. A servidora pública é filiada ao Partido PDT – (Partido Democrático Trabalhista), no dia 23 de janeiro, lançou a sua pré-candidatura ao governo do estado, ao lado do ex-deputado estadual Luiz Castro, e Ciro Gomes.
Caroline Braz, mostra que a palavra silêncio e covardia não fazem parte de seu dicionário, e que está preparada para enfrentar o cenário político. A defensora pública já deu prova de seu compromisso com as causas sociais e em defesa do povo do Amazonas.