A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), se reuniu na manhã desta quinta-feira, 17/2, na sede do órgão, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, com representantes do Sindicato das Empresas, Microempresas e Transportadores Autônomos de Transporte Escolar no Amazonas (Sindetesc-AM) e de táxi-frete, duas novas categorias incluídas no projeto “Kit Pneus”, lançado pelo prefeito David Almeida.
Ao todo, serão doados 16 mil pneus para dois mil taxistas, três mil mototaxistas, três mil motoboys, aproximadamente 300 condutores de vans escolares e outros 250 de táxi-frete. Os trabalhadores precisam estar regularizados no sindicato de cada categoria e nos órgãos fiscalizadores do município e do Estado.
O titular da Semtepi, Radyr Júnior, recebeu o presidente do Sindetesc, Silvanio Carvalho, e o representante dos táxi-frete, Jonas Martins. Durante a reunião, foram definidos os critérios e condições para o recebimento dos pneus. Foi feito um levantamento de trabalhadores ativos na capital, que estão devidamente regularizados junto ao município.
“Estamos avançando as tratativas para o início das inscrições no programa. Vamos lançar o edital o mais rápido possível, para atender as necessidades desses empreendedores, que enfrentaram tantas dificuldades durante a pandemia”, afirmou Radyr.
Conforme definido, os trabalhadores de vans escolares devem estar regularizados mediante a Lei Municipal nº 1892/2009, atendendo todos os critérios descritos. Há uma estimativa de que 300 trabalhadores atuem com condução escolar em Manaus, segundo o Sindetesc.
“Há 20 anos atuando nesse ramo, nunca vi um benefício como esse. Nós somos muito gratos pela atenção e visão de uma categoria, que vem sofrendo tanto com a pandemia. Pedimos para aqueles condutores que estão trabalhando irregularmente, em veículos de passeio, que possam se adequar de acordo com as normas. É necessário que esse veículo seja acima de cinco lugares, para estar apto a receber esses pneus. Em caso de dúvidas, o trabalhador pode buscar orientações na sede do sindicato, localizado na rua Yanomami, nº 63, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus”, explicou Silvanio Carvalho, presidente do Sindetesc.
Segundo o representante de táxi-frete, Jonas Martins, com a pandemia muitos trabalhadores deixaram as atividades por problemas financeiros. Além do alto custo na manutenção dos veículos, houve uma queda brusca de clientes.
“Muitos estavam desistindo da profissão, por falta de incentivos. Agora, com essa decisão do prefeito David Almeida, ganhamos um ânimo. Creio que muitos que desistiram na pandemia vão retornar às atividades, depois do anúncio desse benefício. Nós estamos aqui para representar todos esses trabalhadores e passar todas as informações necessárias para eles” afirmou o representante dos táxis-frete” destacou Martins.
Todos os contemplados vão receber um jogo de novos pneus, adequados para cada veículo. Ainda em fevereiro, todos os critérios e condições serão divulgados.
— — —
Texto – Luiza Queiroz / Semtepi
Fotos – Divulgação / Semtepi