Cerca de 960 mudas de plantas foram doadas durante a 49ª ação itinerante do programa municipal de arborização “Manaus Verde”, que ocorreu nesta quarta-feira, 16/2, na rua Campos Jordão, nas proximidades do residencial Paulo VI, bairro de Petrópolis, zona Sul da capital.
Idealizado pelo prefeito David Almeida, o programa é considerado de grande importância, pois o plantio dessas mudas em quintais e calçadas vai contribuir para a recomposição da cobertura vegetal da cidade, segundo informou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Stroski.
“Estamos em um período propício para o plantio por conta da chuva, por isso temos que aproveitar para levar essas mudas para mais pessoas, com objetivo de nos ajudar na arborização de Manaus”, disse Stroski.
A moradora do bairro Petrópolis, Itaciara Melo, 44 anos, parabenizou a iniciativa ambiental da prefeitura. “É muito bom ver o poder público incentivando a cultura de ter e plantar essas mudas em casa. Além de importante para o nosso futuro, isso demonstra a responsabilidade que devemos ter com o planeta”, enfatizou.
Também moradora do bairro, Célia da Silva, 45 anos, disse que essa ação ajuda a cidade tanto no quesito de arborização quanto na preservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolo).
“Muitas campanhas a gente só vê na televisão. Com essa estamos vendo na prática a maneira correta de arborizar a nossa cidade e a cuidar desse primata que há anos vem lutando para não ser extinto”, finalizou.
Durante a ação de doação de mudas, uma equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas distribui materiais informativos com todas as características do sauim, o que ele come, hábitos, entre outras informações, no sentido de sensibilizar ainda mais as pessoas a cuidar desse primata, que corre o risco de extinção e está no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A próxima ação de doação de mudas já tem data e local. No dia 23 de fevereiro será a vez da Vila Felicidade, na avenida Ministro Mário Andreazza (BR-319), próximo a Feira do Ceasa.
— — —
Texto – Keynes Breves / Semmas
Fotos – Raimundo Araújo / Semmas