A Polícia Federal prendeu, nessa quarta-feira, 26, três homens apontados como autores do ataque ao helicóptero EC130 B4 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A aeronave foi incendiada na última segunda-feira, 24, nas dependências do Aeroclube do Amazonas, onde estava estacionado, no bairro Flores, zona Norte de Manaus.
De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos estavam em localidades diferentes na zona Norte de Manaus. Eles foram levados, ainda na noite dessa quarta, para a Superintendência da PF, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, onde passaram a noite prestando depoimentos.
Há suspeita de que a aeronave tenha sido destruída como forma de represália pelas operações contra o garimpo ilegal no Amazonas, mas a real motivação segue sob investigação. A polícia não descarta a participação de outros envolvidos.
Equipes do Aeroclube não informaram de que forma os suspeitos tiveram acesso ao hangar onde a aeronave estava estacionada.
Além disso, em nota, o CBMAM informou que uma equipe da 22º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) recebeu o chamado e, logo em seguida, se dirigiu ao local. “No total, foram usados aproximadamente mil litros de água para controlar as chamas”, relatou.
*Com informações da agência Cenarium – Luiz Henrique Oliveira