Dando continuidade às visitas técnicas realizadas nos estabelecimentos de saúde da capital, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) esteve presente nesta sexta-feira (17.01) no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM), para averiguar a realidade vivida pelos profissionais de enfermagem neste momento em que casos de COVID-19 crescem no estado.
Durante a visita, o presidente do Coren-AM, enfermeiro Sandro André, conversou com os profissionais de enfermagem que atuam na instituição e foi constatado a grande quantidade de profissionais afastados contaminados pela COVID-19.
“Assim como em outras unidades, o quantitativo de profissionais afastados pela covid-19 no ICAM, é grande. Nos foi informado que até a manhã desta segunda-feira 25 profissionais já estão afastados, isso representa cerca de 10% do quadro de profissionais. Essa quantidade gera um impacto muito significativo na qualidade da assistência prestada. Precisamos urgentemente que mais profissionais sejam contratados para estas instituições, pois muitas das vezes os estabelecimentos de saúde deixam de receber mais pacientes por falta de recursos humanos. E isso é uma grande injustiça com a sociedade.”, declarou Sandro André.
De acordo com o presidente do Coren-AM uma reunião com o Secretário de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad, já foi solicitada para que estás e outras demandas sejam apresentadas.
As visitas técnicas realizadas pelo Coren-AM iniciaram na última quinta-feira (13.01), e seguirão em quanto se fizer necessário.