O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), iniciou na última quinta-feira (13.01) uma série de visitas aos estabelecimentos de saúde da capital. Após constatação de aumento de profissionais afastados por Covid-19, o Presidente do Coren-AM, Enfermeiro Sandro André, fez apelo aos gestores de saúde para que mais profissionais de enfermagem fossem contratados para reforçar as equipes que já estão atuando na linha de frente. E nesta manhã, o prefeito de Manaus, David Almeida anunciou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai contratar 500 profissionais de forma emergencial. A medida será adotada devido a explosão de casos de Covid-19 entre servidores municipais da área de saúde de Manaus, que foram afastados.
“As equipes de enfermagem ainda nem se recuperaram da primeira e segunda onda, e agora mais esse aumento no número de casos, superlotação das unidade de saúde e muitos profissionais sendo afastados infectados com Covid-19. Isso impacta diretamente no rendimento dos profissionais que já estão nitidamente sobrecarregados. Ao constatar essa defasagem nas equipes de enfermagem nos estabelecimentos de saúde que visitamos ontem, imediatamente solicitamos que os gestores municipal e estadual de saúde fizessem a contratação imediata de novos profissionais para suprir a demanda nos atendimentos: Unidades Básicas de Saúde, Serviços de Pronto Atendimento, e Hospital Pronto-Socorro”, destacou Sandro André.
De acordo com o prefeito, a contratação emergencial ocorrerá até a realização do concurso público municipal da capital. David anunciou que são contratados médicos, enfermeiros, auxiliares, técnico de patologia, fisioterapeuta.
Dando continuidade às visitas técnicas nas instituições de saúde, nesta sexta-feira o presidente do Coren-AM, esteve presente na UBS Vicente Pallotti, na Praça 14, e também no Centro de Testagem para Covid-19 de Manaus, localizado no Centro de Convenções do Studio 5.