A Yamaha anunciou que começará as vendas de seus dois scooteres elétricos em 2022. Um será o E01 e, o outro, o E02. E então, pela primeira vez, o E01 surge rodando em testes nas ruas do Japão. As imagens estão circulando pela internet.
Segundo informações da mídia local, o modelo será lançado a partir do segundo bimestre de 2022. O mercado europeu será o foco inicial, com a chegada também aos mercados asiáticos. Ainda falta confirmar se virá ao Brasil, mas considerando o fortalecimento desse segmento no nosso mercado, há boa probabilidade.
Apesar da camuflagem, podemos observar com bom detalhamento o seu visual. Tem linhas que passam a sensação de velocidade e chegam até a se assemelhar com modelos como o TMax e XMax. O Yamaha E01 deverá entregar potência de até 11 kW (14 cv) e velocidade máxima em torno dos 90 km/h. Assim, o scooter elétrico terá desempenho a altura de modelos a combustão.
Entre os detalhes revelados pela montadora sobre o E01, destacam-se o sistema de recarga rápida e uma “grande autonomia” de rodagem, segundo a Yamaha. Os scooteres elétricos foram revelados no Salão Automóvel de Tóquio em 2019. Eles ainda existiam em forma de conceito, mas já tinham aparência muito similar a modelos de produção. Com essas imagens, vemos que o scooter já deu um passo adiante.