63% dos brasileiros acreditam que governo Bolsonaro é responsável por crise hídrica
63% dos brasileiros acreditam que governo Bolsonaro é responsável por crise hídrica

Foto: Isac Nóbrega/PR

Com a maior escassez hídrica no Brasil em 91 anos correndo risco de apagão devido à escassez de chuvas e diminuição de caoacidade de produção de usinas hidrelétricas, o Instituto Datafolha realizou uma pesquisa nesta terça-feira (21) mostrando que 63% dos brasileiros acreditam que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) é responsável pela crise energética que atinge o país nos últimos meses. O levantamento diz que cerca de 27% dos entrevistados acreditam que o presidente tem responsabilidade pelo estado crítico na escassez de energia elétrica, enquanto 36% vê pouca culpa do presidente pela crise. Já 34% dos entrevistados declaram que Bolsonaro não pode ser responsabilizado pela crise.

Em suas lives semanais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pede que a população economize energia elétrica e classifica a crise energética como um “problema sério”. De acordo com economistas, caso o governo federal adote um racionamento, o Produto Interno Bruto (PIB) corre risco de encolher em 2022. Mesmo sem o racionamento, as medidas já tomadas pelo governo já aumentam os custos das empresas.

A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, aponta ainda que 34% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não pode ser responsabilizado pela crise hídrica. Segundo o estudo, a maioria dos que isentam o presidente de responsabilidade avaliam o governo como ótimo ou bom.