Neste artigo, apresentamos 6 tipos de alimentos que podem diminuir a testosterona no organismo humano. Cada um deles possui motivos alimentares diferentes, seja por serem pouco saudáveis ou por naturalmente induzirem a diminuição do hormônio masculino. Confira abaixo:
1. Fast Food
Esse tipo de comida é considerado um dos mais prejudiciais à saúde nos tempos modernos. Geralmente é preparada da forma mais prática possível, utilizando mais alimentos processados, enlatados e conservantes para aumentar a durabilidade e produtividade.
Além disso, são adicionados grandes quantidades de sal e açúcar para realçar o sabor, o que os torna mais atrativos e viciantes ao paladar. Essa combinação cria um tipo de comida muito prejudicial à saúde, que além de desenvolver problemas gerais, também pode afetar seus níveis de testosterona devido ao alto teor de gordura.
2. Carnes processadas
As carnes processadas, muito utilizadas no Fast food, também são consumidas no dia a dia como fonte de proteína aparentemente saudável. Entretanto, carnes como bacon, salsicha e outros embutidos não são saudáveis.
Além de terem alto teor de gorduras saturadas, que prejudicam os níveis de testosterona, podem reduzir em até 15% a testosterona nos homens que consomem grandes quantidades de carnes processadas e diminuir em cerca de 37% a quantidade de espermatozoides.
3. Açúcar e carboidratos refinados
O alto teor de açúcar refinado de certos pães e doces contribui fortemente para o aumento de peso e desregula a saúde gastrointestinal. Isso pode ocorrer caso esses alimentos sejam consumidos em excesso e se vegetais, legumes e comidas caseiras saudáveis não sejam priorizados.
Além disso, é preciso lembrar que o açúcar também deve ser monitorado no consumo excessivo de bebidas adoçadas, como refrigerantes e energéticos.
4. Álcool
Beber em grandes quantidades pode afetar negativamente as sinapses do cérebro e a conexão dele com os testículos. Além de atrapalhar o sono e sobrecarregar o fígado, esses processos também diminuem drasticamente os níveis de testosterona.
5. Linhaça
Alguns alimentos saudáveis também podem afetar seus hormônios. No caso da linhaça, alguns estudos revelaram uma diminuição drástica nos níveis de testosterona de alguns homens ao consumi-la.
6. Hortelã
Por fim, descobriu-se que a hortelã tem “efeitos antiandrogênicos” caso consumida em grandes quantidades. Portanto, se você está preocupado com seu nível de hormônio masculino, é melhor evitar exagerar no consumo dessa planta.