Foto: Divulgação

Informação, workshop, palestras são uns dos muitos benefícios que as associadas usufruem na AMEC

A Associação de Mulheres Empreendedoras de Coari (AMEC), foi fundada em 2022, por um grupo de 4 empresárias com o intuito de  promover  um ambiente de evolução e desenvolvimento  de mulheres, focando no empreendedorismo, liderança e inovação.

A cada ano que passa, as mulheres conquistam mais espaços na sociedade e caminham para alcançar novos mercados de atuação. E no empreendedorismo não é diferente, segundo pesquisas recentes da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atualmente o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras. Os dados são de um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), ao todo são mais de 24 milhões de brasileiras tocando seus próprios negócios, gerando empregos e movimentando a economia.

Em Coari, a Associação de Mulheres Empreendedoras, foi um projeto inicialmente idealizado pela a associada Elijane Araújo, que se uniu a outras 3 mulheres, hoje Elijane atua como vice-presidente da associação, desde do início o objetivo era unir a classe empreendedora feminina coariense, em prol do desenvolvimento econômico e a formação de novas empreendedoras. 

Foto: Divulgação

Hoje após um ano do projeto inicial, o número de mulheres associadas é muito maior, as reuniões de planejamento e trocas de conhecimentos entre elas passaram a ser mensais, assim como a realização de projetos. Em entrevista ao portal Amazônia Press, a atual presidente da Associação Deivilani Reis, relata sobre o primeiro encontro na época realizado na sede do SEBRAE Coari.

“Na nossa primeira reunião que foi realizada no SEBRAE Coari contou com algumas empresárias como a Elijane Araújo, Patrícia Matos, Maiana Martins e Nádia Araújo, os nossos objetivos iniciais eram nos reunimos mensalmente para troca de experiência e organizar alguns eventos de promoções das Associadas”. A presidente diz ainda que a formalização da associação ainda está em trâmite e que para as reuniões mensais utilizam espaços de parcerias.

As parcerias são buscadas em conjunto, com toda a equipe, assim como toda e qualquer decisão que envolve a associação.   

“Estamos trabalhando na arrecadação de recursos para formalização da Associação junto aos órgãos competentes. Quanto ao espaço físico, ainda não temos, mas contamos com parceria para a realização mensal das reuniões”. 

A empreendedora e Deivilani Reis finaliza expondo alguns benefícios usufruídos pelas associadas atualmente. “Levamos informações específicas as nossas associadas, como cursos, palestras e integramos elas de fato no campo econômico, com parcerias como o Sebrae/Coari e entre nossas associadas, somos uma associação em plena organização e fortalecimento do empreendedorismo feminino coariense”, diz a presidente da AMEC.

Empreender vai além de simplesmente abrir um negócio, é preciso ter estratégias. Ter um negócio próprio, sobretudo no Brasil, não é fácil, seja devido à elevada carga tributária ou concorrência no mercado. Para as mulheres, as dificuldades são ainda maiores. 

No entanto, com as ferramentas certas, informações e bom planejamento, o empreendedorismo feminino pode sim alcançar o topo, e construir um negócio potente e forte.

Por: Karleandria Araújo.