Manutenção de contentores promovem  a gestão de resíduo
Manutenção de contentores promovem a gestão de resíduo

A manutenção adequada de contentores envolve a substituição regular de componentes como rodas, munhões e eixo da tampa. Essas medidas ajudam a prevenir danos nos contentores, garantindo sua durabilidade e eficiência.

A Contemar Ambiental, empresa especializada em conteinerização no Brasil, reforça que a durabilidade dos contentores depende das condições de uso e da frequência da manutenção preventiva. Com os serviços adequados de limpeza, inspeção e reparo, os contentores podem durar até 50% a mais do que aqueles que não são cuidados.

Além de aumentar a vida útil do produto, a manutenção regular dos contentores também contribui para a segurança dos coletores de lixo. Contentores danificados, com peças soltas ou enferrujadas, podem representar um risco significativo durante a operação da coleta mecanizada, podendo causar acidentes graves.
Medidas para a preservação dos contentores

A Contemar Ambiental também destaca algumas medidas que podem ser tomadas para contribuir com a preservação dos contentores de resíduos:

  • Utilizar materiais de alta qualidade: a escolha de materiais duráveis e resistentes à intempérie como, por exemplo, o polietileno de alta densidade, garante uma vida útil mais longa para os contêineres.
  • Treinamento dos coletores: capacitar os coletores para manusear os contêineres de forma adequada evita danos causados por quedas ou impactos.
  • Conscientização da população: informar a população sobre a importância de descartar o lixo corretamente e evitar colocar objetos pesados ou cortantes nos contêineres contribui para a sua preservação.
  • Fiscalização: a fiscalização por parte das autoridades competentes é fundamental para garantir que as normas de descarte de lixo sejam cumpridas, evitando o acúmulo de lixo e danos aos contêineres.

Investir na manutenção preventiva de contentores de resíduos é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores, a eficiência da coleta, a economia com a prolongação da vida útil dos produtos e a responsabilidade ambiental.