A busca pela felicidade sempre foi prioridade na vida das pessoas, e está ganhando cada vez mais espaço na rotina das empresas. E por bons motivos: de acordo com a pesquisa “The Happyness Dividend”, divulgada pela Harvard Business Review, a felicidade aumenta quase todos os resultados empresariais, como as vendas em 37%, a produtividade em 31% e a precisão nas tarefas em 19%, além de propiciar inúmeras melhorias na saúde e na qualidade de vida.
Por outro lado, um estudo da Gallup mostra que o nível de preocupação e estresse nas corporações bateu um recorde em 2021: 44% dos funcionários entrevistados disseram estar estressados no trabalho.
O tema está se tornando tão relevante que empresas têm criado uma função especificamente dedicada a isso: a missão de um diretor de felicidade, ou “Chief Happiness Officer” (CHO), é garantir que os funcionários sejam felizes. É o caso do Grupo Heineken, que anunciou em maio a criação da Diretoria de Felicidade – iniciativa que irá, dentre outros objetivos, medir o nível de felicidade dos 14 mil funcionários no Brasil.
Além do público interno, as empresas também estão atentas ao interesse cada vez maior da população sobre o tema. De olho nesta corrente, as companhias têm procurado atrelar suas marcas a eventos e iniciativas “do bem”, conectando sua imagem com o bem-estar, a paz, a tolerância e a saúde física e mental.
Um exemplo é o Congresso Internacional de Felicidade, que chega este ano à sua sexta edição presencial, em Curitiba. O evento conta com o patrocínio e apoio da New Holland Agriculture e Banco CNH Industrial, marcas da CNH Industrial; Pós PUCPR Digital; Colégio Positivo; Helisul Aviação; Lunelli; e Metalus, dentre outras.
“Muitas empresas também têm comprado pacotes de ingressos para seus colaboradores, e não apenas os da área de Recursos Humanos”, diz o idealizador do Congresso, Gustavo Arns. “Ter suas equipes mais felizes já é considerado fundamental para o bom desempenho do trabalho, mas conseguir enraizar essa diretriz na cultura da organização é algo que reflete também no público externo, na imagem que a empresa tem junto aos consumidores e à sociedade em geral”, completa.
Todos os patrocinadores também têm como contrapartida ao investimento no evento trabalhos internos com Arns, com foco na melhoria do clima organizacional. “Quando se passa o maior tempo do dia na empresa, a discussão em torno da felicidade no ambiente de trabalho é cada vez mais atual. A Lunelli tem em sua essência o objetivo de promover o sucesso dos clientes através da felicidade e satisfação dos colaboradores. Isso significa que o cuidado vem de dentro para fora: a equipe é vista como uma família, valorizando a simplicidade, o entusiasmo e buscando o desenvolvimento de todos. E as pessoas estão sempre no centro de tudo”, comenta a diretora-presidente da Lunelli, Viviane Cecília Lunelli.
O CONGRESSO – Um dos principais eventos de bem-estar e autoconhecimento da América Latina, o Congresso Internacional de Felicidade reunirá nos dias 18 e 19 de novembro palestrantes como o presidente da World Happiness Foundation, Luís Gallardo; o físico indiano Amit Goswami; o filósofo Mario Sergio Cortella; a Monja Coen; a psicoterapeuta britânica Sunita Patani; a escritora e colunista Martha Medeiros; a cantora Daniela Mercury; o psicólogo Rossandro Klinjeym; e o filósofo Jorge Trevisol.
“Nosso evento aborda o tema da felicidade sob os aspectos científico, espiritual, artístico e filosófico. Em sua maioria, os conteúdos dizem respeito ao desenvolvimento pessoal dos participantes, com aplicações diretas no dia a dia profissional”, destaca Arns.
O Congresso Internacional de Felicidade costuma levar a Curitiba milhares de pessoas a cada ano – em 2022, foram mais de dois mil inscritos. As inscrições para a edição de 2023, as inscrições já estão abertas pelo site www.congressodefelicidade.com.br.
______
SERVIÇO
VI Congresso Internacional de Felicidade
18 e 19 de novembro de 2023
Curitiba – Parque Barigui
Informações e inscrições: www.congressodefelicidade.com.br