O Ministério Internacional da Restauração da Zona Centro-Sul de Manaus (MIR Centro-Sul) completou 11 anos de história exercendo o seu chamado de transformar e restaurar a vida de quem passa pelo templo. Em três dias de comemoração ao aniversário, a instituição proporcionou aos fiéis uma viagem pela história da Manaus do século XIX, no período da Belle Époque, um dos mais favoráveis e promissores para a economia, cultura e legado do Amazonas.
A programação aconteceu de sexta (11) até domingo (13) e reuniu mais de três mil pessoas no templo da denominação evangélica, localizado na rua Major Gabriel, 1.728, bairro Praça 14. O evento contou com atividades cênicas, como danças, teatro e desfile de trajes à caráter, que retratam os tempos de prosperidade com as riquezas procedentes da borracha.
Os líderes do templo, os apóstolos Arão Amazonas e Ester Amazonas, recepcionavam quem chegava ao evento vestidos à caráter. “Há uma raiz, uma herança de riquezas em meio a tantos desafios. E, a igreja como ente social, busca retratar essas conquistas ‘reivindicando’ o resgate dessas riquezas por meio da preservação da nossa cultura. Outro ponto fundamental é não perder a memória da cidade que contribuiu de forma decisiva para a economia do Amazonas do final do século XIX e início do século XX com o ‘ouro branco’, a borracha”, declara o apóstolo Arão Amazonas, líder do MIR Centro-Sul.
Ao ser perguntado como é fazer parte da história do templo e como tem sido cumprir esse chamado de ‘restaurar’, o apóstolo ressaltou que: “Essa missão não é simples. Exige muita dedicação e envolvimento com as pessoas. Há mais de 25 anos tenho trabalhado incansavelmente para exercer o sacerdócio de cuidar de pessoas e buscar sua restauração seja pessoal ou familiar”.
O novo templo passou por dois anos de reforma e a direção da igreja contratou engenheiros e arquitetos que foram instruídos a preservar as raízes do patrimônio histórico do centro de Manaus, em especial da Belle Époque, compreendido entre os anos de 1871 a 1914.
Durante os três dias de comemorações marcaram presença: o prefeito de Manaus, David Almeida, os secretários municipais Israel Conte (Comunicação) e João Mendes da Fonseca, “Janjão” (secretário extraordinário), os vereadores Marcel Alexandre e Jander Lobato, e o deputado estadual Felipe Souza.
Tendo como lema principal o livro de Isaías 61:4, que fala “edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração”, a MIR Centro-Sul completa 11 anos cumprindo a sua missão principal: restaurar. Esse chamado teve início em 19 de Julho de 1992, data registrada do nascimento da Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus. Inicialmente, a Restauração foi gerada dentro de uma Igreja Tradicional, a Igreja Batista Memorial de Manaus, que iniciou as suas atividades em 06 de Maio de 1977.
A fundação da primeira sede do Ministério Internacional da Restauração (MIR) foi fruto da fé, coragem e do bom ânimo do líder e Apóstolo Renê Terra Nova, que tem trabalhado e discipulado líderes através do caráter de Cristo. Ao lado de Ana Marita Terra Nova, ambos conquistam os alvos que o Senhor tem proposto, mais Apóstolos, Bispas, Pastores, Líderes de Células, heróis quase que anônimos dessa grande conquista, e muitos, muitos discípulos que fazem parte dessa magnífica história.
Hoje a denominação conta com uma extensa rede ministerial voltada aos mais diversos públicos como a rede de homens, rede de mulheres, rede de casais, rede de crianças e a rede juvenil. Além de estar espalhada pelo Brasil com sedes na Bahia, no Pará, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e no Amazonas.